O Processo de Bolonha, é uma revolução no ensino superior, planeado e estruturado por vários países e para vários países da União Europeia.
Todos dizem ser um sucesso! Já passaram vários anos do início da Adaptação do Processo de Bolonha, embora ainda hajam casos complexos por definir e por esclarecer...
Foi bom ou mau? As opiniões contradizem-se: Governos e Instituições dizem ser Perfeito, com excelentes estatísticas e resultados, mas os alunos nem por isso.
Para muitos colegas meus, foi um milagre que lhes caiu do céu, pois com uma ou duas cadeiras, ou tese de fim de curso pendentes, alguns até vários anos, foi com muito agrado e satisfação que receberam uma carta da Escola, a anunciar, que tinham de lá voltar para pagar umas taxas e levantar o Diploma da Conclusão do Curso! BONITO!
O que tinha acontecido? Como estavam num Curso de 4 ou 5 anos incompleto, e pelo processo de adaptação a Bolonha, que obriga a cursos de 3 anos, eles já tinham créditos a mais, e não precisavam de fazer mais disciplinas (unidades curriculares)!
Foi uma grande felicidade para muitos alunos, que começaram a fazer contas à vida a ver se tinham os 180 créditos, e a matar matemáticas com lingua estrangeira inglês, por creditação directa, de cadeiras que já não fazem parte do currículo, mas que se estão feitas, têm obrigatoriamente contar para o curso!
Por outro lado, temos os estudantes que viram a sua licenciatura de 5 anos, transformada em Mestrado de 5 anos, para estes prácticamente nada mudou, só o grau final com que vão sair da universidade, pois o curriculo, levou apenas uma lavagem estética.
E ainda, há aqueles que de repente, apareceu-lhes cadeiras novas, pois estavam no inicio do seu curso e tudo mudou de um dia para o outro, inclusivé o nome do curso, ficando estes talvés um cadinho mais mal servidos.
Mas... e Consequências?
E o Mercado de Trabalho?
As Instituições de Ensino Universitário?
Os Curricula, própriamente ditos?
. . .Ass Zé das Cruzes (Admin)
1 comentários:
Pois é, o processo de Bolonha ajudou-me e prejudicou-me. É um contra senso mas nada mais k a verdade.
Meu curso, no inicio, sendo Informática de Gestão tanto dava pra uma coisa como pra outra, podia ser gestora ou informática, era o dobro das possibilidades k tinha depois do curso, mas com o processo de Bolonha fikei só como informática, a parte de gestão foi ao ar.
Consegui a cena de acabar o curso mais cedo devido aos creditos, mas no diploma e certificado só aparece Licenciatura em Informática.
Claro k aparecem as cadeiras todas k fiz, mas só no certificado e se o "patrão" se der ao trabalho de ler tudo, pq se só ler a parte k diz "Licenciatura em" dificilmente me contratam para contabilidade ou gestão.
Se calhar ainda me xamam de doida, uma informática a concorrer pra gestão e tal..
Acabei o curso, sim, mas metade do k estudei e k me deu dor de cabeça ficou pra nada...
Favor ou contra Bolonha??? Neutra...
Ass. Zé Miklina
Enviar um comentário