segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Jantares académicos em casa

Hummmm...

Que saudades daqueles jantares na casa do zé ou da zézinha, o alguidar de sangria e os bifinhos com cogumelos!

Quem não foi a um jantar académico caseiro, não sabe o que perde!!

Vou aqui só relatar um em específico que eu fui.

Já passou algum tempo mas este trás me boas recordações!

Nesse dia só se falava do jantar e com grande entusiasmo, até porque ia ser "daqueles à antiga!". Antes da hora marcada, já me estavam a ligar a pedir para eu ir a uma estação de serviço ou supermercado comprar gelo para a sangria, que não havia, nem dava tempo para fazer, já que eu e outro moço, convidado estávamos encarregue da preparação desse néctar divino, SANGRIA! E por falar em sangria, tenho de me lembrar de aqui deixar algumas receitas, pois há várias, desde aquelas docinhas que se bebe e não faz nada, até àquelas que ao fim do 1º copo, já se sente a cabeça a andar à roda!!

Era uma casa só de meninas estudantas, e já todas tinham ou iam acabar o curso e era o último grande jantar delas naquela casa, naquela cidade onde estudaram 4 ou 5 anos!

Ementa do Jantar:

Bifinhos com Cogumelos + batata frita QB a acompanhar + Salada de alface + Sangria à discrição.

Como era o último jantar e a maioria das meninas ate ja tinham evacuado os seus pertences, vimo-nos numa casa, practicamente fazia, com quase nada, seja mantimentos na cozinha, como dos próprios haveres pessoais...

Então chegando eu lá a casa, com o dito GELO, os bifinhos já deitavam cheiro, e cogumelos era o que não faltava!

Tratei de começar a fazer a bebida, porque a malta ja tinha sede e já o sol se punha, estávamos no final do ano lectivo, algures em junho/julho.


Começam a aparecer os convidados, ao todo, 6 de cada sexo, eramos 12 à mesa! E como já não havia muita mobilia nem o que fosse lá em casa, até uma mesa de cabeceira foi utilizada para acrescentar à grandiosa mesa do Jantar de Despedida!!


Problema: como eramos muitos passamos para um dos quartos que já estavam vazios, quando alguém se lembra à medida que o sol se punha, que não havia LUZ naquele quarto, e que se usava um pequeno candieiro, ora aquele era o quarto maior, e mesmo assim a mesa chegava até à porta, entao os HOMENS decidem subir a uma mesa e tentar arranjar a LUZ (algo que não foi feito em mais de um ano...) após um pequeno incidente de estuque arrancado, candieiro quase partido e nada de LUZ arranjada, a malta desistiu, até porque o peso da Sangria (nas barrigas famintas dos nossos amigos) já se fazia notar bem!


De volta à acção com 3 candeieiros de cabeceira, começa entao o jantar!


Rápidamente os bifinhos vão à vida, mas o ke vale à malta é que há batatas fritas daqui à lua e da lua até aqui!!
A Sangria acaba mais depressa ainda que os bifinhos, e como a sede é daquelas coisas impossíveis de suportar, lá vão dois dos gaijos, para re-abastecer o bidon!
Problema!! ...os poucos recursos foram ja quase todos gastos.... Só restava uma banana, meia garrafa de vinho e meia de wiskey, meia de lima-limão com gaz e gelo. Portanto foi abrir as garrafas, e emborcar tudo lá pa dentro e mais a Banana (casca e tudo, mas cortadinha aos pedacinhos) e o resto do gelo!! Bem, só vos posso dizer que ficou POTENTE!!!
E o jantar lá foi decorrendo, lembrando os outros jantares académicos, aventuras, grupos de estudo, as cábulas, os amigos, os namorados, e tal!
Enfim depois de muitos risos, gargalhadas, algumas lágrimas de saudade pelo meio, lá passamos à fase final do jantar, para os sobreviventes, um pézinho de dança, na disco local.

Zé Admin

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails