sexta-feira, 5 de junho de 2009

Como Ganhar as Eleições na AE

Anteriormente escrevi um pouco sobre corrupção, hoje vou vos explicar como se faz para ganhar umas eleições académicas, não só para a Associação de Estudantes, mas para todas as eleições onde participam os discentes e/ou estudantes e/ou alunos!
Esta técnica serve tanto para as faculdades com 1000 (mil) alunos, como para as Universidades com 10.000 (dez mil) alunos!

1ª Fase - Escolha dos elementos da AE.

O primeiro ponto a ter em conta é a própria lista, aqui existem vários factores preponderantes a ter em conta, tais como o objectivo ou lugar a que se concorre. Vamos então especificar, e atenção que os pormenores podem variar de instituição para instituição, mas o panorama geral é o mesmo.
Se for para a Associação de Estudantes, propriamente dito há que escolher: 3 pessoas para o conselho fiscal, 3 para assembleia geral e 3 para direcção, mais os colaboradores e algum órgão que possa ser específico de alguma escola em particular.
E quem se vai escolher?
Quem percebe de política (e todas as eleições e associações têm conceitos políticos inerentes) sabe que tem de conquistar o eleitorado, ora é necessário analisar os "grupos" que compõe os estudantes: há os CALOIROS, os FINALISTAS, os "BETOS", os MARRÔES, os ARTISTAS, os Informáticos ou de Técnologias (pouco dados a socializar), os alunos provenientes de alguma etnia ou país ou região específica e que tenham alguma expressão estatistica, etc, etc... Depois de estudado o eleitorado, vamos escolher os "Cabeças de cartaz", os "Líderes de Opinião", alunos conhecidos, com alguma importância Académica, ou que tenham anteriormente demonstrado trabalho, também ajuda ter pertencido à Comissão de Praxe (tem os votos dos caloiros), ou à comissão de Finalistas (votos dos finalistas), assim convém ter um aluno representativo de cada CURSO, um de cada "GRUPO" importante (não esquecer os elementos da Tuna, Futsal, Andebol, etc), um aluno com uma lista de contactos bem recheada (para os apoios que vao ser necessarios durante o mandato), um aluno que tenha um apoio forte de algum LOBBIE (atenção, não misturar aqui vários, porque podem ter interesses e contra-partidas, opostos uns aos outros), várias alunas "caras bonitas", vários colaboradores com iniciativa e amor pela camisola, (pois vão ser estes os coitados e únicos que realmente vão trabalhar na AE)... Ah, um pormenor, não somem estes alunos todos senão, podem ter um bocadinho mais do que os 9 da direção e os 5 ou 6 colaboradores!!! Têm que ter critérios de escolha dos alunos e dos seus papéis, pensar quem tem o perfil adequado, e de preferencia escolher algum aluno que reúna várias condições!!
1ª Fase - Escolha dos elementos da AE, está concluida!

2ª Fase - A Campanha Eleitoral.
Na fase da campanha básicamente faz-se o mesmo que os políticos: um programa aliciante, muitas promessas, e dar respostas às necessidades dos "GRUPOS".

3ª Fase - O Debate (opcional).
Atenção ao Debate e às perguntas daqueles alunos que são do "contra" e que estão dispostos a tudo para vos passar um mau bocado! Estudar os assuntos mais proeminantes, praxes, reprografias, festas, seminários e workshops, o desporto, etc. Descobrir os "Podres" dos oponentes tanbém tem sempre a sua utilidade...

4ª Fase - O acto eleitoral.
Se apenas houver uma lista candidata, é um referendo e não uma eleição (respostas SIM ou Não, e se o Não Ganhar, o Processo volta à 1ª Fase...). Se Existerem então mais do que uma lista, é necessário fazer uma delas ganhar! Ora aqui vamos ver se conseguiram cumprir bem o vosso papel e ter os vossos guerreiros prontos para a GUERRA!! A abstenção é bem conhecida em todas as eleições e as académicas não são excepção! Então vamos agarrar nos Colaboradores (oficiais e oficiosos) e vamos fazer infuência à boca das Urnas, LITERALMENTE! "Somos todos estudantes, ninguém leva as coisas assim tão a sério!": esta é a resposta que se dá quando alguém começar a reparar nesta iniciativa... Outro ponto importante é ter os tais "Líderes de Opinião" a influenciar o seu "GRUPO", e Prontos já está!

5ª Fase - Festa e Comemoração.
NÃO ESQUECER a festa da comemoração!! Bebidas e tal, para todos, mais ainda para os que "ajudaram" à Vitória! Esta festa tem de ser organizada préviamente, e é muito importante, tanto para o lado positivo como para o lado negativo!

Durante o Ano de Mandato, lembrar e "mimar" quem esteve por detrás das influências, apoios, e colaboração, de uma forma ou de outra.

Ass.: Zé das Cruzes (administrador)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails