terça-feira, 23 de junho de 2009

A Sala 15 - Quinzena

Quando o Zé era Caloiro, uma "Praxe" era a frequência da "Sala 15".
E o que era essa tal de "sala 15" ? Nada mais do que uma Taverna, que dava pelo nome de "Quinzena"!
Mas o que tinha de especial o Quinzena? Além de ser um local de culto e com história, (mais de cem anos de existência) era por si só a típica Taverna, onde se bebe vinho a copo e onde o público habitual é composto por aqueles senhores de bigode branco/amarelado, cabelo cinza, grandes contadores de histórias!
E como iam os estudantes, rapazes e raparigas, acompanhar esta "generation gap"? Simples, simples!
Do que gostam os estudantes? Especialmente aqueles acabadinhos de "fugir" da super-protecção dos papás??
R.: Bebida e FESTA!
E é mesmo isso que proporciona uma "tasca" no verdadeiro sentido da palavra!
E neste caso, se lá estão uns velhotes, que gostam de falar enquanto bebem o seu copito de vinho, muito lhes podem ensinar, nesta UVIVERSIDADE a que todos eles acabam de entrar, a Universidade da Vida!
No caso do Zé era chamado de Quinzena esse local de sonho, e todas as cidades universitárias têm um "Quinzena", mais ou menos requintado, é um sítio onde os novos alunos, são testados ao limite, alguns em plena luz do dia!
O belo do vinho a copo, embora nos tempos que correm, tenha sido substituído pelo mais doce e menos intragável, o copo de SANGRIA, faz a festa logo a partir da hora de almoço, sempre acompanhado pelo prato de pipis, moelas, etc.
Mas atenção! Há que ter peso e medida! Não esquecer que hoje em dia as épocas de praxe, são mais vigiadas, do que os ex-presidiários de Guantanamo Bay...
E se um dia um Papá chegar ao pé do Presidente de uma Comissão de Praxes ou Associação de Estudantes e reclamar que os MALVADOS Veteranos, obrigaram a sua inocente Princesa de ingerir bebidas alcoólicas, numa vulgar Taverna?? Há que respirar fundo e dizer a Verdade, pois esta será sempre Libertadora: "É verdade, tentámos em vão, obrigar a sua filha a beber um copo de vinho, ao que ela recusou, por razões de ética e forte personalidade, afirmando que JAMAIS beberia algo tão tabernesco e exigindo exclusivamente Whiskey Puro Malte"

Ass.: Zé das Cruzes (administrador)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails