quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Geração Morangos com Açúcar – versão Ensino Superior

Nos dias presentes, cada vez mais se vê uma transição do secundário para o superior, da forma mais radical possível, isto é, já lá vai o tempo em que os ansiosos e nervosos caloiros chegavam à sua Universidade que nem verdadeiros homens prontos para se adaptarem a uma vida diferente que os levará a um grande sucesso e desempenho profissional. Agora, temos rapazes e raparigas entre os 18 e os 20 anos (tirando os mais de 23 – alguns) a ingressarem com valores e uma cultura completamente desviada daquela que deve ser tida em conta perante o mercado de trabalho e a postura profissional no mundo empresarial.

Assim, os valores realmente apreciados são aqueles incutidos pelas marcas Hello kitty, Morangos com Açúcar, e outras do género…. Santa paciência! Ninguém censura ninguém, nem aponta o dedo a indivíduos com 20 anos a coleccionar cromos da bola ou bonecos do Dragon Ball… mas não façam disso o vosso estilo de vida!

Onde é que cabe na cabeça de alguém estes indivíduos fugirem das responsabilidades mais básicas que o ensino superior (e a vida) obriga?

Situações acontecem, do tipo: os papás contactarem as Comissões de Praxe (CP) e as Associações de Estudantes (AE’s), por os meninos andarem em más companhias naquela escola derivado do exemplo que têm por parte dos Veteranos! Recordo-me de uma situação que uma caloira transformou numa tempestade, ao fazer queixas em casa e posteriormente no Conselho Directivo, dizendo que quando a CP acompanhava os Caloiros para irem almoçar ao refeitório (sim porque os caloiros são acompanhados ainda assim não os roubem) NINGUÉM da Comissão lhes ter indicado para ir lavar as mãos (coisa que a moça estava habituada em casa, a mãe sempre lhe dizia para ir lavar as mãos)! Oh meus amigos!…

Sinceramente, isto é RIDÍCULO! Ou serei eu que sou demasiado insensível e não vejo lógica em dizer a uma pessoa de 20 anos “olha querida vai lavar as mãozinhas tá bem? É que agora vamos todos almoçar”… já agora, e ridicularizando mais um pouco, “olha querida quando fores à casa de banho não te esqueças de limpar… e puxar o autoclismo”, “Olha querida não bebas tanto que isso faz-te mal”… pois, porque vejam lá se elas vão dizer aos pais “Xiiiiiiiii ontem apanhei uma bubadeira, não me lembro de metade da noite e ainda acordei ao lado de um moço que não sabia o nome, mas estejam descansados que eu saí sem o acordar”.

Pois é... situações tristes que são fruto da imaturidade das pessoas e da sua irresponsabilidade… e a quem podemos atribuir a culpa disso..? Ao seio familiar? Aos grupos de referência? Aos monstros vilões e mauzões da Comissão de Praxe que só fazem é mal aos meninos? À televisão…? Ou como diria o meu avô .. “No meu tempo ia tudo obrigado à tropa mas saíamos de lá homens feitos preparados pra tudo!”

… enfim, a solução para tudo isto será :

VOLTA SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO, VOLTA VOLTA!!

Bem, até breve…

Ass.: Zé Malino

4 comentários:

Vida Académica disse...

Pois é!
Esta geração Morangos com Açucar, está muito mal preparada para o mundo cá fora!
Cada vez mais os Caloiros são meninos mimados, que não admitem integrar os rituais de Praxe, nem conseguem suportar que alguém lhes Ralhe, Grite e/ou Obrigue a fazer seja o que for, pois em 18 anos de vida, os seus pais nunca tal fizeram...
Só estamos aqui a falar de uma coisa: DISCIPLINA!

Vida Académica disse...

Mais do que isso é o facto de esta geração estar tão agarrada à TV, Consolas, Tecnologias de Comunicação, sejam elas quais forem e não socializarem!

Uma vez em conversa com o Sinhor do outro Blogn1, ele admitiu que nem metade das pessoas da sua própria turma da universidade ele conhecia...

Anónimo disse...

Não creio que a parte de obrigar a fazer seja o que for seja a solução ideal para incutir nos caloiros o espirito academico,deve partir deles participar nos "eventos" tradicionais da Escola.
Temos que ver que a tradição já nao é bem o que era e temos de nos saber adaptar, levar os caloiros a socializarem ser ser necessario (ralhar,gritar ou obrigar) embora admita que qd fazem merda...
Tenta-los fazer ver que faz parte da tradição,quem ninguem come ninguem e qeue estamos la para eles e que tudo isto faz parte do processo de integração :)

Do caloiro

Saudações

Vida Académica disse...

Quando se fala em obrigar, ralhar e gritar, são figuras de estilo, que não se devem levar assim tão à letra!...
Tentar fazer ver os Caloiros os conceitos da tradição, é impossível, sem que eles a vivam pessoalmente!
Tradição, espírito académico e praxes, são conceitos que estão interligados e cujas percentagens de peso, variam consoante várias variáveis, factores humanos (a pessoa do lado de lá, a pessoa do lado de cá, as pessoas à volta, dos dois lados)...
Claro que haverá sempre abusos, situações fora de controle! Por isso somos HUMANOS, temos o livre arbítrio!
Muita coisa pode correr na perfeição, mas ninguém, sequer vai reparar que está a acontecer.
Por outro lado, basta uma coisinha correr mal, para que o MUNDO tenha conhecimento e grupos de debates apareçam!

Related Posts with Thumbnails