terça-feira, 23 de junho de 2009

Teoria do Copy-Past versus Plágio

Tenho falado pouco ou nada do adversário nr 1, mas hoje em conversa com esse ente, surgiu o tema "Copy-Past"., e assim tenho de referenciar as suas constantes acusações dos meus post's copiados de blogues ou páginas de terceiros, sem conteúdo original, o que de todo não tem a ver com a realidade!! E para melhor explicitar a minha teoria, tenho de ir buscar um conceito hoje em dia muito em voga, o Plágio.

"Quando se rouba de um autor é plágio; quando se rouba de muitos é investigação"
Citação de autor desconhecido

Assim, vamos aqui tentar clarificar um pouco este conceito, algo que também preocupa o Zé, estudante do Superior.
Tudo começa na escolinha, quando estamos a fazer um teste e sem querer olhamos os escritos do colega do lado. Passados uns anos, criam-se técnicas, e "modus operandus" mais eficientes, nasce assim o Cabulanço, Cópia, Cábulas, enfim existem muitos nomes, e várias categorias, que vão desde a simples cópia de texto, ou tópico ou palavra mais complicada de decorar, passando pelos "testes de grupo" ou "trabalhos individuais de grupo" (vários estudantes a colaborarem para melhor responderem a uma determinada pergunta individual), os livros teóricos escondidos na casa de banho do piso da sala de teste, até à cópia integral de conteúdos gogoolados, nas teses e trabalhos de pesquisa. Se nada disto for detectado, estamos perante o crime perfeito, mas, se por um acaso aparecer um pequeno asterisco numa pauta, que vai parar a uma simples e resumida frase do tipo: "Apropriação indevida de conhecimentos de terceiros"(como já aconteceu ao inocente Zé), aí a coisa complica-se um pouco!

A título de exemplo deixo aqui alguns conceitos de plágio:

  • "Plagiador é um kidnapper, um raptor, que comete roubo intelectual, que escreve algo que de facto é pertença de outra pessoa, que, em suma viola a ética profissional."
  • “Um plagiador é um homem que a todo o custo quer ser um autor e não tendo nem génio nem talento, copia não só frases, mas também páginas e passagens inteiras de outros autores e tem a má fé de não os citar."
  • "Aquele que com pequenas mudanças e adição de pequenas frases apresenta a produção dos outros como algo que fosse imaginado ou inventado por ele próprio."
  • "Aquele que reclama para ele a honra da descoberta feita por outro."
Mas e em relação à investigação cientifica e outras que tais?
A compilação de informação referenciada de várias fontes e autores?
Chega uma altura em que é impossível fugir de uma ideia, de uma frase, que já tanta gente utilizou, sem que haja um alguém que se acuse de ter sido o PRIMEIRO, e aí, como fazemos??

"A utilização de trabalho produzido por outros, omitindo adequadamente a fonte de informação, constitui plágio. Plagiar pode ser a utilização, palavra por palavra, do texto elaborado por alguém sem identificar o autor, como parafrasear as suas ideias sem o indicar. Para reproduzir textualmente o que outros escreveram, deve-se colocar o texto copiado entre aspas e identificar autor e fonte. O melhor será ler primeiro, ficar com as ideias, e depois tentar escrever um texto de produção própria."

Ora, se eu identificar fonte e autor, livro me do plágio, mas será que passo a ter um texto original???
Será original a compilação dos textos? A Re-organização as expressões e palavras?

Utilizando uma citação do "3º Calhau a contar do Sol", deixo o tema no ar. Alguém adversário do Líder dos "Et's" lança um Livro, e este AFIRMA: "O seu livro não passa de um Plágio! Talves já tenha ouvido falar de um outro Livro chamado o ... DICIONÁRIO?!

Ass.: Zé das Cruzes (administrador)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails